Cirurgia Refrativa
O que é Cirurgia Refrativa a laser?
A cirurgia a laser ou Cirurgia Refrativa serve para a correção definitiva da miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou vista cansada). É feita utilizando um equipamento chamado Excimer Laser que emite uma luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea, modificando sua curvatura de forma a eliminar a necessidade de óculos. Dispensa a necessidade de internação.
Qual a diferença entre miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada)?
No paciente que tem visão perfeita sem óculos, a imagem é nítida pois os raios de luz atingem exatamente a retina. Quando existe miopia, hipermetropia ou astigmatismo, os raios de luz se formam em um ponto fora da retina e por isso a visão fica embaçada. O laser funciona modelando a córnea e mudando sua curvatura, para que os raios de luz incidam exatamente na retina.
- Miopia: visão ruim para longe. Nesse caso, o laser irá aplanar a córnea.
- Hipermetropia: visão ruim para perto e muitas vezes também ruim para longe. Nesse caso, o laser irá encurvar o centro da córnea.
- Astigmatismo: imagem embaçada para longe e para perto. O laser irá corrigir as irregularidades da córnea.
- Presbiopia (Vista Cansada): A visão é ruim somente para leitura de perto. A presbiopia inicia-se após os 40 anos de idade, pois está diretamente relacionada à idade.
Doenças como a miopia, hipermetropia e astigmatismo podem ser corrigidos com a cirurgia a laser.
Posso fazer a cirurgia a laser?
Para sabermos se sim, é necessário um exame oftalmológico completo, sendo também fundamental para segurança e para obtenção de um ótimo resultado que você:
- Tenha idade superior a 18 anos
- Não tenha doenças oculares
- Esteja com grau estável (mudança menor que 0.50 grau em intervalo de 1 ano).
- Não esteja grávida
Alguns exames específicos são necessários para se avaliar a eficácia e segurança da cirurgia no seu caso:
- Refratometria: medida do grau
- Tonometria: medida da pressão intra-ocular
- Mapeamento de Retina: avaliação do fundo de olho
- Pupilometria: medida do diametro pupilar
- Topografia ou Ceratoscopia de Córnea: medida da curvatura da córnea
- Paquimetria: medida da espessura da córnea
- Tomografia (Orsbscan, Pentacam, Galilei ou OCT): medida detalhada da córnea e segmento anterior.
- Wavefront: medida das aberrações oculares
Quanto tempo leva a cirurgia? É necessário internação?
A cirurgia é feita somente com uso de colírios anestésicos e leva em média 15 minutos por olho.
Não é necessária internação antes ou após a cirurgia e os pacientes são liberados imediatamente após a cirurgia. Não é necessário jejum, dieta, exames de sangue ou medicamentos antes da cirurgia.
Como é a cirurgia a laser?
Durante a cirurgia o paciente fica deitado e nós vamos orientando-o durante todas as etapas do procedimento. Um equipamento especial irá manter seu olho aberto de modo que você não precisará se preocupar com esse detalhe.
Você verá uma luz piscando e ficará olhando para ela durante a aplicação do laser. Os novos modelos de laser contam com a tecnologia de Eye Tracker (que acompanha qualquer micro-movimentação dos olhos), por isso, não se preocupe com a movimentação involuntária dos olhos durante a cirurgia, pois as mesmas são automaticamente compensadas durante a operação.
A cirurgia dói?
A cirurgia é realizada somente com anestésicos na forma de colírios e os pacientes não sentem dor durante a cirurgia. É comum uma leve sensação de areia nos olhos logo após a cirurgia.
Existe algum risco no procedimento?
A cirurgia a laser, como qualquer cirurgia, envolve potenciais riscos. Porém, quando bem indicada e realizada por profissionais especializados no assunto e com equipamentos de última geração, as chances de complicações são mínimas.
Quais as técnicas mais usadas na Cirurgia a Laser?
LASIK: Uma aba (flap) é criada com o auxílio de um aparelho chamado microcerátomo ou com laser de femtosegundo. Na sequencia o laser é aplicado no interior da córnea. A grande vantagem é a recuperação visual muito rápida e com mínimo desconforto pós-operatório.
LASIK tem como grandes vantagens a recuperação visual muito rápida, com mínimo desconforto pós-operatório.
PRK: Consiste na raspagem da camada mais superficial da córnea (epitélio) e aplicação do laser diretamente na superfície do olho. Terminado o procedimento, uma lente de contato é colocada no olho para ajudar na cicatrização e melhorar o desconforto nos primeiros dias do pós-operatório. A maior vantagem é o altíssimo nível de segurança, especialmente em paciente com córneas mais finas ou com leves alterações da sua curvatura.
Quanto tempo após a cirurgia posso retornar ao trabalho e praticar esportes?
Depende da técnica utilizada. No LASIK a maior parte da visão recupera-se em questão de horas, enquanto no PRK a visão permanece embaçada principalmente nos 3 primeiros dias após a cirurgia. Por isso, no LASIK, é possível retomar as atividades profissionais no dia seguinte à cirurgia, enquanto no PRK, isso ocorre entre 3 a 7 dias. Você poderá praticar esportes 2 semanas após a cirurgia. Atividades esportivas sem contato físico e sem exposição ao cloro (natação) podem ser retomadas após uma semana.
Quanto tempo leva, após a cirurgia, para que eu note melhora na minha visão?
Na maioria das pessoas uma melhora é observada horas após a cirurgia. Mas para sentir uma grande diferença na visão, o tempo normal é de duas a três semanas.
Posso operar os dois olhos no mesmo procedimento?
Sim! É seguro fazer a Cirurgia a Laser nos dois olhos. Lembrando que é fundamental para o sucesso da cirurgia que você siga as recomendações do seu medico.
O que é a cirurgia a laser personalizada?
A cirurgia personalizada também chamada de “customizada”, consiste na correção dos erros refracionais de uma forma individualizada, oferecendo mais precisão e uma melhor qualidade de visão. Para a realização da cirurgia personalizada é feita uma análise de todas as aberrações do olho, através de um aparelho chamado “wavefront” ou aberrômetro. Em seguida, essas informações são transferidas para o laser e utilizadas durante a cirurgia, que retira essas pequenas imperfeições da sua superfície ocular (chamadas de aberrações). Por isso, proporciona uma visão com mais qualidade e nitidez se comparada à cirurgia convencional.
Cirurgia em pacientes com Córnea Fina
A córnea fina é uma das contraindicações mais comuns para a cirurgia a laser, porém não é uma contraindicação absoluta para o procedimento. Outros exames disponíveis atualmente, como a análise da curvatura da córnea e a Tomografia de Córnea podem determinar se há segurança ou não em fazer a cirurgia nesses casos. Novas técnicas e softwares criados com o objetivo de aumentar a segurança e eficácia do procedimento nesses pacientes com córnea fina permitem o tratamento de muitos dos casos previamente classificados como inoperáveis. Uma avaliação criteriosa e detalhada pelo seu medico pode orientá-lo melhor em relação ao seu caso específico.